Blog sobre Funilaria e Caldeiraria
Blog sobre caldeiraria

Caldeirarias – Funilaria – Industrial – Usinagem

Caldeirarias

Caldeira define-se como um recipiente metálico para aquecer líquidos, afim de produzir vapor, gerar energia, cozinhar alimentos. Caldeiras flamotubulares ou gás-tubulares são caldeiras constituídas de tubos de fogo ou tubos de fumaça. Nestas caldeiras os gases provenientes da combustão atravessam a caldeira no interior dos tubos que são circundados por água transferindo calor a mesma.

Já caldeiraria refere-se a confecção, a manutenção, a preparação e possíveis reparos com soldas em materiais metálicos e cortes de chapas. Outra definição para caldeiraria é um estabelecimento destinado a manuseio de metais e solda, com espaço para entrada e saída de carga de materiais de grande porte.

Para esta última definição de caldeiraria são necessários equipamentos como: solda elétrica; solda TIG (para alumínio, inox, aço carbono); solda MIG; plasma corte; oxicorte; guilhotina; dobradeira; posicionador para solda; ponte rolante; caminhões com grande capacidade.

O profissional que trabalha em caldeiraria é chamado de caldeireiro que para exercer sua função, precisa ter noções de cálculos, traçagem, montagem, acabamento de equipamentos, desenho mecânico, metrologia, trigonometria e conhecimento profundo em metais. Os caldeireiros alimentam uma caldeira que se opera com diferentes tipos de materiais combustíveis, sólidos, líquidos ou gasoso.

Na caldeiraria industrial existem duas modalidades: caldeiraria leve e caldeiraria pesada. Ambas agrupam funções como reformas em geral, manutenção preventiva e corretiva, soldas, desenvolvimento de projetos, serviços de calandragem, dentre outros.

Os materiais comumente utilizados nas caldeirarias industriais são: aço inoxidável, aço carbono, alumínio e chapas galvanizadas.

Funilaria – Industrial

Funilaria é o termo que designa a função do funileiro de manutenção, soldagem, serviços de cortes e dobraduras em chapas metálicas, desamassamento, remendos, reformas, substituição de peças, reposição de peças, fixação de peças, recuperação, alinhamento, montagem, acabamento, tratamento anti-corrosivo, regulagens, todos estes serviços são executados utilizando metais.

Os metais mais utilizados na funilaria industrial são chapas galvanizadas, alumínio, ferro e aço inoxidável, dos quais são produzidos chaminés, calhas, rufos, condutores, coifas, tubulações, silos, ciclone, moegas, damper, painéis, filtros, grades, vasos de pressão, comportas, plataformas, câmaras, enfim uma série de artefatos de metais em que são necessários reparações freqüentes.

Em funilaria industrial encontramos duas modalidades: a manutenção industrial preventiva e a corretiva. A preventiva visa manter o funcionamento do equipamento evitando desgaste de peças e possibilitando uma maior vida útil ao equipamento, enquanto que a corretiva é aplicada em situações emergenciais, de quebra ou pane no equipamento.

Assim com na caldeiraria, o profissional da funilaria industrial precisa de curso de especialização no setor para aprender as técnicas e o manuseio de ferramentas e equipamentos utilizados na manutenção de metais.

Nenhuma resposta to “Caldeirarias – Funilaria – Industrial – Usinagem”

Deixe um comentário